Pular para o conteúdo principal

My sweet spring


Peguei-me pensando que jamais tinha escrito algo sobre você. Nada, nenhuma linha de um diário, um verso, um cantinho de caderno, nem mesmo contava casualmente sobre sua existência. E comecei a questionar qual seria a razão disso. Você foi importante, talvez mais do que qualquer outro. Importou tanto para mim que, só guardei sua cartinha de amor, de ninguém mais, e por mais de um ano, e talvez a tivesse até hoje se a chuva não a tivesse estragado. Entre todas as cartas, desenhos, poemas que eu já recebi, a sua foi a que mais significou para mim. Lembro-me de você dizendo que não era para me importar com a letra, pois você ficou com vergonha de escrever com sua caligrafia e pediu para sua prima. Mas hoje, eu queria que fosse a sua letra rabiscada lá, para que as lembranças fossem mais fiéis a você.
            Tamanho era sua importância, que eu usei aquele colar amarelo com aquele cordão preto horroroso até que ele se estragasse.
Sabe o que é engraçado? Quando se é pequeno um “namorado” pode ser apenas um grande amigo. Tamanha era nossa inocência que achávamos que só de passar o intervalo juntos, sentado um do lado do outro, conversando, estando sempre juntos era o suficiente para achar que estávamos em um relacionamento, fiquei até brava quando outro menino me disse que eu era sua namorada, porque era nosso segredo, e de ninguém mais. Hoje eu dou risada, e penso como era tudo muito simples, era um infantil bom, puro. Talvez, com o tempo a gente cresça e complique tudo mesmo.
Já faz oito anos que eu não te vejo, que não sei absolutamente nada sobre você. Não sei quais seus sonhos, suas perspectivas. Você quer entrar na faculdade? E se quer, o que pretende fazer da vida? Vai se tornar um médico, engenheiro, advogado, professor, artista? Será que você está no caminho certo ou se envolveu com coisas erradas? Quais seus medos, seus anseios, suas alegrias, frustrações, sua cor favorita, seu time de coração?  Nada sei, nem mesmo mais sobre sua família.
Acho que hoje em dia você teria orgulho de mim, voltei a ser uma pessoa decidida, que se sente bem consigo mesma e com suas decisões. Ando de cabeça erguida, até com um sorriso estampado no rosto. Ninguém mais pisa em mim, e talvez seja o que você mais admirou em mim naquela época.
Nem sei se ao longo desses oito anos você voltou a pensar em mim. E nem sei, se quando pensou, foi de uma boa maneira. Algo dentro de mim, diz que é inútil estar escrevendo sobre isso depois de tanto tempo, são enormes as chances de você nunca ler, mas de qualquer maneira eu o precisava fazer, eu precisava uma única vez escrever algo para você, e algo que você talvez acabasse encontrando.
Hoje eu sei o que eu sentia nunca foi amor, nunca achei que fosse. Mas você representou algo muito forte para mim, algo que não sei nomear tendo uma plena certeza que se representaria absolutamente o que é.  Ao contrário de muitos babacas que conheci, de você não levo nenhum ressentimento ou qualquer outra coisa ruim. Sua lembrança é como um primavera, calorosa e agradável, que levo dentro de mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Era uma vez, outra vez.

Era uma sexta-feira à noite, estávamos parados de lados opostos da calçada esperando o regresso de um casal amigo nosso, o silêncio já estava tornando-se constrangedor. Ele repara pela primeira vez que meu cabelo está muito diferente desde a última vez que nós nos vimos, faz uma comparação saudosista, ainda que tímida, de quando eu estava com ele todo bagunçado em uma apresentação da escola. Por todo o caminho no carro, trocamos apenas amenidades, falamos da dificuldade de nos tornarmos adultos, relembramos apenas situações não muito profundas, tudo muito casual e raso. Então ele se senta estrategicamente perto o suficiente para que pequenos toques aconteçam. Assistimos o casal da mesa brigar por pequenas coisas e, entre minhas risadas, encontro o olhar dele e lhe pergunto implicitamente se teríamos acabado assim, então ganho como retorno um daqueles sorrisos enigmáticos que mais me enchem de perguntas do que me dão uma resposta. A conversa de bar acaba virando o nosso típico “c
Cada dia que passa eu tenho a certeza que o amor não é para mim. É incrível como eu sempre me apaixono pelo cara errado, como sempre acabo em algo que não vai levar em nada. Eu queria saber meu problema realmente. O amor parece tão simples para a maioria das pessoas, e casais que nasceram para ficar juntos ficam. Mas comigo, o cupido parece pregar uma peça. Talvez eu não mereça o tal do foram felizes, nem precisava ser para sempre. Parece que quanto mais eu amo uma pessoa mais eu consigo afastá-la de mim. Falta-me capacidade de construir algo permanente, falta palavras para dizer o quanto alguém é importante para mim. Talvez o amor seja apenas para aquelas histórias de televisão e livros, ou até mesmo o amor seja um jogo de azar que eu não sei jogar.
Era uma quarta- feira de manhã quando me perguntaram se eu costumava me sentir bem com apenas uma palavra dele. Então milhares de coisas atravessaram a minha mente. Desde o momento em que nos conhecemos, a primeira vez que conversamos de verdade, todas as vezes que paramos de conversar e voltávamos tudo ao normal dias depois. Viajei por segundos em meus pensamentos e sentimentos mais profundos e minha resposta foi que sim, e que continuava a ser assim. Depois de todos esses anos continua a ser como no começo. Ele me irrita quando age como um idiota, mas volta um amor quando vem falar comigo com seu jeito despreocupado. Ele é complicado de entender e talvez seja isso que eu tanto gosto nele. Ele não me sufoca, não me prende. Então me faz ter vontade de correr, correr para seus braços e não sair mais dali. Ainda coro na presença dele e tento me concentrar nos meus pés para que ele não perceba. Somente com ele não tenho preocupação por rir alto demais ou a hora de retornar para casa. E